terça-feira, 10 de maio de 2011

Cordel Encantado

Ah, não resistir, vi essa matéria no Usefashion e não podia deixar de compartilhar com vocês. Ainda mais porque estou viciada em Cordel Encantando.
Espero que gostem!!!
A Rede Globo estreou na 1ª quinzena de abril, a novela Cordel Encantado, que mistura conto de fadas com literatura de Cordel. Não tem um período histórico definido, mas é através da sua atmosfera épica, com base no amor de 2 jovens criados no sertão nordestino, que conta a história de 2 povos muito diferentes: sertanejos e cangaceiros, da cidade fictícia de Brogodó, e a realeza de Seráfia. Essa mistura, apesar de parecer nova e estranha, já existe no imaginário brasileiro nas literaturas de Cordel, nos versos escritos, lidos e cantados por repentistas, sempre criando um universo em que o sertão é povoado por reis, profetas e cangaceiros. A novela traz elementos de narrativas míticas (universais e locais), folhetins de aventura, histórias de cangaceiros, romances de cavalaria, de capa-e-espada.
Seu figurino exclusivo e muito sofisticado, surpreende. Foi baseado em uma pesquisa com referências sobre o período de transição entre os séculos 19 e 20 e, também inspirado em filmes, fadas, personagens de desenho animado e ícones da história mundial. Entre as personagens, 3 delas se destacam. Com personalidades muito distintas e marcantes, Açucena, Doralice e Úrsula chamam atenção desde o início bem-sucedido da novela.

AÇUCENA/PRINCESA AURORA

A protagonista Açucena, interpretada por Bianca Bin, é uma típica cabocla brejeira. Pertence ao povo de Brogodó, é jovem, bonita e extrovertida. Seu figurino é composto por peças leves, românticas, como saias e vestidos alongados, além de boleros de cores neutras e quentes. Sua silhueta é valorizada por cintos que marcam a cintura. Seu guarda-roupa também conta com peças de crochê, patchwork e renda filé, esta última parte integrante e essencial da cultura nordestina.
 

Vestuário

Peças leves, marcando a cintura, e sobreposições são as mais usadas. Há suavidade, marcada pela doçura dos detalhes, como mangas franzidas, nervuras, pregas, babados e blusas com aplicações de renda. Há também peças mais invasivas, como saias longas de cores quentes, vestidos e boleros de crochê, marcando tendências de duas estações.
  
Graça Ottoni - Fashion Rio | Luisa Beccaria - Milão

 
Blugirl - Milão | Roberto Cavalli - Milão

Calçados

Para os calçados, a personagem completa a atmosfera brejeira com sandálias rasteiras, modelos gladiadoras e com tiras de couro de materiais naturais.
 
Chloé - Paris | Dévastée - Paris

Acessórios

De base natural, as peças são feitas de materiais como juta, algodão e couro. Adornos para o cabelo, pulseiras e braceletes são utilizados no figurino, sempre cultivando a natureza com aplicações de madeira, sementes e palhas.
 
Graça Ottoni - Fashion Rio | Luisa Beccaria - Milão

 
Redley - Fashion Rio | Nica Kessler- Rio de Janeiro

Beleza

Para a composição da personagem, os cabelos, inspirados na supermodelo canadense Daria Werbowy, foram alongados e ganharam mechas mais claras nas pontas, para parecerem queimados pelo sol. A maquiagem é feita com produtos bronzeadores e blushes acobreados.
 
Daria Werbowy - Marie Claire/Elle

DORALICE GUERRA PEIXOTO

Doralice é uma personagem a frente do seu tempo. Estudou fora e é formada em advocacia. É corajosa e cheia de personalidade. Seu estilo segue um conceito de feminilidade masculina, com fortes referências da alfaiataria. Foi inspirada na personagem Anna Valerious, do filme "Van Helsing, o caçador de monstros", de Stephen Sommers. Peças como saias longas de cintura alta, coletes e camisas brancas em tecidos mais estruturados completam sua personalidade. Sua seriedade é determinada pelas cores neutras do seu figurino, como preto, azul, cinza, branco e marrom.
 

Vestuário

Figurino minimalista com mistura de materiais como o couro e tecidos de alfaiataria. Inspiradas no guarda-roupa masculino, as camisas brancas ganham destaque em detalhes nas golas e nos punhos, além das sobreposições como coletes. As saias são longas e marcando a cintura natural. Abotoamento duplo, bolsos embutidos em coletes, golas formando laços e cores neutras em toda a composição do visual são boas apostas para o estilo.
 
Filhas de Gaia - Fashion Rio | Alexandre Herchcovitch - SPFW

 
Cori - São Paulo | Chloé - Paris

 
Max & Co - Milão | American Apparel - Miami

Calçados

A personagem frequentemente é vista usando modelos oxford, que é tendência inverno 2011 e verão 2011/12, com total inspiração do guarda-roupa masculino. Saltos plataformas, fechamentos com botões e amarrações e bicos levemente arredondados em materiais como camurça finalizam o estilo da personagem.
 
Cerruti - Paris | Têca - Fashion Rio | Marc by Marc Jacobs - Nova York

Acessórios

Cintos discretos e colares delicados destacam o estilo da personagem. Casquetes também fazem parte do look.
 
Paul & Joe - Paris | Juliana Ariza - Fashion Rio

Beleza

A personagem Doralice foi inspirada em Anna Valerious, como citamos anteriormente. Anna tem cabelos pretos, longos e levemente ondulados. Sua pele é clara, suavemente corada por blush pêssego, que dá um toque saudável ao visual.
 
Anna Valerious, personagem de Van Helsing

DUQUESA ÚRSULA

A vilã da história é ambiciosa, cruel e perigosamente falsa, porém é muito sofisticada. Por isso, em seu guarda-roupa não poderiam faltar peças em tons escuros, como preto, bordô e roxo. Seu visual, muitas vezes monocromático, é ousado, contando com decotes, fendas e recortes. Detalhes como franjas, paetês, rendas e aplicação de plumas lembram as madrastas dos contos de fada. Sua silhueta com anquinhas, tradicional nos modelos de época, vestidos longos com modelagem sereia, ánaguas, saias, meias e casacos de lã com pele, também compõem o estilo da personagem.
 

Vestuário

Peças sensuais, que marcam a silhueta, são as preferidas. Há sensualidade através dos decotes e transparências, além dos bordados e plumas. Corpetes e saias com caudas marcam o estilo dramático da personagem, além de vestidos longos com modelagem sereia com blazeres curtos, decotes profundos e calças de renda. Tendências marcadas por ousadia e inspiração épica.
 
Lanvin - Paris | Emilio Pucci - Milão

 
Gucci - Milão

Acessórios

A personagem usa chapéus, como os fascinators, espécie de coquete com penas delicadíssimas, rendas e contas. Nas joias, colares de correntes compostas por elos de níquel e prata envelhecido que lembram correntes de segurança, além de gargantilhas em pedrarias, brincos de pedras grandes, acessórios em pérolas e pulseiras-aneis de malha como se fossem luvas.
  
Lanvin - Paris | Emilio Pucci - Milão | Iódice - Nova York


André Lima - SPFW | Alexandre Herchcovitch - SPFW | Glória Coelho - SPFW

Fascinator, um pequeno chapéu, em especial, é um item em alta nesse momento, principalmente em razão da visibilidade dos acontecimentos da família real britânica. Muito comum por lá, as opções jovens são representadas por Kate Middleton, que apareceu usando o acessório com penas, tules, rendas e pedrarias.
 
Kate Middleton - Londres


Accessorize
Signorità
Signorità

Calçados

Úrsula abusa das meias-calças, sandálias, scarpins peep toe, ankle boots, saltos anabela e sapatos com bico arredondado.
  
Robert Tonner - Nova York | Oscar de La Renta - Nova York | Bottega Veneta - Milão

Beleza

No figurino, houve uma inspiração inusitada: a madrasta da Branca de Neve. A referência também foi utilizada para definir a beleza da personagem, que destaca base clara, sombra violeta, generosas camadas de máscara de cílios e lábios cor de pêssego.

Madastra da Branca de Neve, conto da Disney

Fonte: Usefashion

Nenhum comentário:

Postar um comentário